quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

2 anos de "Michael" ESPECIAL

No dia 14 de dezembro de 2012 "Michael" o segundo álbum desde "Invincible" (2001) irá completar 2 anos  , para comemorar fizemos um 'Especial' com muita coisa legal!

(Capa do álbum "Michael" )


Michael", 11º álbum da discografia do cantor, tem música registrada durante a gravação de "Thriller", lançado em 1982 ("Much too soon"), faixas que tomaram os últimos momentos de vida criativa do cantor (como "Best of joy") e vários convidados.
Figuras do R&B americano como Teddy Riley e Christopher “Tricky” Stewart produzem músicas com participações de Akon, 50 Cent, Lenny Kravitz, Ne-Yo, Jamie Foxx, Dave Grohl, além da banda japonesa de electropop Yellow Magic Orchestra. E aos que acham exagero ou criticam a iniciativa, é bom ressaltar que este não deve ser o último. Em entrevista à rádio BBC, Riley afirmou que já trabalha em outras inéditas para um segundo CD póstumo.
  • Confira as primeiras impressões  para  cada faixa do álbum:  (10 Faixas presente no álbum)

O rapper de origem senegalesa escreveu este xarope R&B de batidas manjadas para que ele mesmo gravasse. Mas Akon, esperto como sempre, logo mudou de ideia quando sua presença foi confirmada no processo de modernização da imagem e da sonoridade de Michael, com quem gravou a faixa em 2008. “Eu sabia que a gravação seria bem mais importante se estivesse em um disco do Michael Jackson”, explicou pouco antes de a música ser lançada como single.



Na abertura, Michael manda ver um beat-box, após um coral de igreja começar os trabalhos. Ela não lembra a levada funkeada de "Remember the time" e "Dangerous" por acaso. As três foram aparadas por Riley. Na letra, ele segue os passos de uma garota que faz de tudo para ser famosa, como mudar o nome ou dar em cima de rapazes. Faltou a ela um pai de mão firme?



Mais contemplativa e épica do que as anteriores, trata-se de uma balada motivacional na linha de "Heal the world" e “Earth song”. Durante ela surgem vozes saindo por todos os lados, Christopher “Tricky” Stewart é creditado como produtor. Aos que não ligam os hits aos criadores, Stewart trabalhou em “Single ladies” (Beyoncé), “Umbrella” (Rihanna) e "Baby" (Justin Bieber). 



O melhor é o início: uma mensagem de voz que o cantor deixou na caixa postal de seu engenheiro de som, na qual reproduz com a boca o arranjo de bateria e cantarola uma parte da música. O telefonema valeu cada centavo. Os truques Ne-Yo e Jamie Foxx, com ajuda de seu produtor Theron "Neff-U" Feemster, funcionam. Só as camadas de vocais uivantes no final que afugentam.



A calmaria é rompida aos berros, em mais uma produzida por Riley que cita Hollywood. Desta vez, Michael dá o recado para quem já o chamou de “monstro” e “animal”. No refrão, faz várias perguntas, cantadas com certo furor. “Por que continuam me perseguindo? Por que fazem isso comigo? Por que estão me caçando?” Discreto no registro, 50 Cent já disse que“Monster” é o “Thriller” de hoje. Ser uma das melhores do disco está de bom tamanho.



A faixa está entre as últimas nas quais Michael trabalhou. Segundo os produtores do disco, a música já estava finalizada antes da morte do cantor: seria lançada durante a turnê This Is It. Mesmo que seja da mesma família de baladas melancólicas como "Stranger in Moscow", "You are not alone" e "One more chance", esta faz valer o “joy” do título, sendo muito mais alegrinha, apesar do outro sentido que a letra passou a ter após sua morte: “Eu sou o para sempre”.



Outra produzida por Riley a citar o lado ruim da fama, o registro – feito em 2007 pelo popstar – é o que mais trouxe dúvidas sobre a autenticidade dos vocais gravados por Michael. “Todos querem um pedaço de Michael Jackson”, canta. Membros da família do cantor afirmaram que a voz do rei do pop é um pedaço ínfimo da massa sonora que é “Breaking news”.



As guitarras mais pesadas do disco aparecem na música que tem os convidados mais avessos ao hip hop: o compositor da faixa, Kravitz, na guitarra; e Grohl, na bateria. A música deveria ter sido incluída no disco "Invencible" (2001), mas acabou de fora. “Ter trabalhado com Michael nesta música foi a experiência mais incrível que já tive em um estúdio”, disse Kravitz.



Saem bateria e guitarra, entram os tradicionais “ih-ih’s” de Michael e introdução com saxofone, somados a um duelo entre ele e a voz robótica da canção original. O cantor só acrescentou uma letra para a música da banda japonesa de electopop Yellow Magic Orchestra, também regravada pela banda inglesa Keane. Mesmo sendo uma espécie de Frankenstein, com partes grudadas com uma cola mais do que rala, a música aponta os rumos que o popstar poderia tomar.



A balada de fim de festa encerra o expediente. Produzida por John McClain, a faixa é uma sobra das sessões que resultaram no disco “Thriller”, lançado em 1982. “Espero ter uma mudança para melhor agora / Em seguida, deixo o destino controlar minha alma / Eu espero que meus amigos possam ver / O dia que você voltar para mim / Mas eu acho que eu aprendi minha lição muito cedo” são os versos finais do CD.

  • Curiosidades 

Much Too Soon" foi gravada durante as sessões do álbum "Thriller" , nesta versão o vocal foi gravado em 1994 no The Hit Factory  Studios durante a  sessões de HIStory. 
* "Monster" não estraria na Track List final do álbum , no lugar ficaria "Do You Know Where Your Children Are" mas acabou vazando no começo de 2010.
(I Like) The Way You Love Me" foi o quarto single na coreia em julho de 2011, sendo também que poderia ser em outros países , mas depois chegou 'Immortal'
* "Best of Joy" foi produzida e gravada pelo Michael Jackson em 2009 , sendo que Michael já tinha deixado a musica pronta para apresentar na sua turnê "This Is It" que seria no mesmo ano!
* "Breaking News" single promocional do álbum , tocou bastante nas rádios brasileiras , as mais conhecidas como Jovem Pan , Metropolitana , 89 Fm e Mix Fm sem parar! 
* "(I Can't Make It) Another Day (Featuring Lenny Kravitz)" gravada em 2001 , a faixa não entrou no álbum "Invincible" por ser ROCK de mais , então Michael engavetou para gravar no próximo disco!
* Provavelmente o álbum teria mais singles , mas a polêmica deixou de lado os projetos com a musica "Monster" e "Keep Your Head Up" que seria singles!

  • Musicas Arquivadas do álbum "Michael" 

*Stay (Gravada e produzida em 2007/2010) pelo Teddy Riley e Cascio 
*All I Need (Gravada em 2007 nos estúdios de cascio)
*Do You Know Where Your Children Are (Existe duas versões desta musica , uma gravada nas sessões do álbum "Bad" e "Dangerous".
*Slave To The Rhythm (Gravado em 1999)
*All Right (Gravado em 2007)
*Black Widow" (Gravado em 2007)
*Burn 2Night (Gravado em 2007)
*Fall in Love (Gravado em 2007)
*Ready 2 Win (Gravado em 2007)
*The Future (Gravado em 2006 com will.i.am , a faixa seria o titulo do álbum , mas por razões que todos já conhece , não entrou na Track List do álbum)
*Water (Gravado em 2007/2009)
  • CLIPES

1° Single (Clipe) do álbum "Michael"

2° Single do álbum "Michael"


3° Single do álbum "Michael" 

Obs.. No Brasil cerca de 30 mil cópias de ''Michael'' foram distribuídas, com esse total, já é certificado ouro, ''Michael estreiou na #6 posição dos mais vendidos do país.



*Portal Michael Br (2012) : Postado por Bernardo


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...